
Sua empresa conhece o inimigo?
Por Elisa Ghiraldini*
Na atualidade com muitos casos de invasão, vazamento de dados e o Hacktivismo, conhecer o seu inimigo ou grupos de hackers ativistas torna-se importante para compor os esforços de segurança da informação e riscos da organização.
Esses grupos de ativistas estão chamando a atenção das organizações e da sociedade para temas voltados ao meio ambiente, à uma nova sociedade liberalista e livre de estigmas ou rótulos, às preocupações socioeconômicas e às necessidades de grandes mudanças políticas e culturais.
Adicionalmente, hoje, nos conselhos de empresas e boas práticas de Governança Corporativa aborda-se uma nova necessidade mundial, a sigla ASG – Ambiente, Sustentabilidade e Governança.
Esses três fatores centrais interferem na medição da continuidade e do impacto ético de um investimento em uma empresa, sendo relevante nos focos com os investidores, no social e na camada de liderança. Dessa forma, a tendencia mundial é ter um padrão global de medição na cadeia de valor das partes interessadas em relação à confiança, transparência, padronização e ações estratégicas voltadas a longo prazo, com temas voltados à princípios de governança, planeta, pessoas e prosperidade.
Sendo assim, a Segurança e Privacidade das Informações está inserida no pilar de Sustentabilidade, pois entende-se que o ecossistema da segurança é abrangente e integra com outros meios, empresas, o espaço cibernético e áreas de conhecimento dentro de uma organização.
Portanto, torna-se necessário conhecer e pesquisar sobre as possíveis ameaças, novos riscos da atualidade, temas de relevância à sociedade, repensar as estratégias empresariais e objetivos da organização junto a todas as partes interessadas, como um ecossistema contemplando, acionistas, investidores, clientes, provedores externos, comunidade, mídia e seguidores.
Outro ponto importante é estabelecer Governança Corporativa independente do modelo empresarial, possuir maturidade em segurança da informação e de privacidade de dados, controles internos, gestão de riscos e uma cultura empresarial de ASG ou ESG (termo em inglês). A partir dessa nova visão, missão e valores atribuídos a uma organização, é possível construir uma organização mais humana, forte, segura e atenta aos movimentos sociais e econômicos do mercado global.
Elisa Ghiraldini é Diretora de Operações e DPO da AuditSafe.
One Comment on “Sua empresa conhece o inimigo?”
antonio
Linda abordagem que chega como lembrete em um momento que o mundo corporativo está cada vez mais vulnerável.