
Como ser mais produtivo, fazendo!
Fazendo as coisas, em inglês: Getting Things Done – GTD
Por Roberto Alexandre*
Nesse mundo que vivemos, onde tudo acontece ao mesmo tempo e agora, onde o turbilhão de informações é gigante e constante, é inevitável que alguns “pratos caiam da pilha”. E aqui, trago uma metodologia que pode nos ajudar a nos mantermos focados no que realmente importa:
Sermos produtivos!!!!!!!
Esse é o método utiliza ferramentas para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo. E está no livro Getting Things Done de David Allen.
Do que se trata? Como posso aplicar isso na minha vida? Realmente funciona?
E segundo David Allen, para nos mantermos produtivos a mente precisa estar relaxada. A produtividades está diretamente relacionada com a nossa capacidade de relaxar. Somente quando nossa mente está clara e nossos pensamentos estiverem organizados é que poderemos atingir a produtividade sem estresse e liberar o nosso potencial criativo.
E isso não quer dizer que devemos largar tudo e deixar rolar (conceito de Laissez-faire https://www.politize.com.br/laissez-faire/ ), deixar a vida levar, etc….. Nada disso!!!!!! É um conceito que ele ensina utilizando o seguinte:
- Aplicar a regra “executar, delegar, adiar, largar” para esvaziar a caixa de entrada;
- Administrar e-mails, papeis e demandas inesperadas por um sistema de autogerenciamento independente;
- Planejar e encaminhar projetos e movimentar as coisas de forma eficaz;
- Reavaliar metas e manter o foco na mudança de situações;
- Superar sentimentos de confusão ansiedade e derrota;
- Sentir-se bem em relação ao que você não está fazendo.
Na imagem, está o fluxograma de trabalho ideal, conforme descrito no livro de David Allen:

No processo de trabalho do GTD, há os princípios fundamentais (como decidir qual será o próximo passo para cada item da sua lista de coisas a fazer) até as dicas de como utilizar a regra dos dois minutos para determinar que tarefas executar imediatamente e que tarefas adiar.
Lógico que não existe um modelo milagroso, que vai nos salvar da enxurrada de coisas que temos a fazer, mas este pode ser um método que tende a facilitar nossa vida, e se utiliza de ferramentas e conceitos bastante experimentados, mas que, na verdade, depende das nossas ações e atuações para que seja efetivo e realmente traga, finalmente, a paz a nossa vida corporativa e pessoal!
#Ficaadica !!!!!!!!!!!!!!!
(*) Roberto Alexandre é Consultor da AuditSafe, especializado em Segurança Cibernética, Gestão de Riscos e Privacidade.
Posts recentes
Comentários
- Felipe em Phishing: você conhece o golpe mais famoso da internet?
- antonio em Sua empresa conhece o inimigo?
- Ricardo Aguilar em ISO 27001: Por que ela é tão importante para o seu negócio?
- AFONSO BLUM PASSOS em ISO 27001: Por que ela é tão importante para o seu negócio?
- Patricia leite em 4 golpes principais do COVID-19 para ficar atento
Arquivos
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- fevereiro 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- outubro 2019
- setembro 2019
- junho 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- novembro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018