
A importância do SOC – Security Operation Center para sua empresa
Por Reinilson Câmara Filho*
Com a evolução da tecnologia abriu-se uma série de brechas a serem exploradas por pessoas mal-intencionadas, os chamados hackers. É cada vez mais comum os dados das empresas estarem alocados na nuvem, transações e trocas de informações serem feitas através da internet e redes Wi-Fi, acessos remotos por VPN, o que facilita muito o dia a dia operacional dessas empresas. Porém abrem brechas de segurança para ações de hackers, roubo e vazamento de informações e outros tipos de ataques virtuais. É aí que entra a galera do SOC!
Os números apontam para um aumento anual na quantidade de ataques hackers contra empresas, sendo muitos deles com êxito, vazando informações sensíveis ou manipulando dados, causando prejuízos enormes para os negócios. Dessa forma, a melhor maneira de se proteger é investir em cibersegurança, controle de acesso e gerenciamento de vulnerabilidades, para antecipar possíveis ataques cibernéticos ou ameaças. É um bom investimento buscar por uma consultoria especializada que possua profissionais com know-how e experiência para lidar com os mais diversos tipos de situação.
O que é um SOC — Security Operations Center?
SOC é uma abreviação do inglês Security Operation Center ou Centro de Operações de Segurança sendo um departamento que funciona como um centro de monitoramento composto por uma equipe de especialistas em segurança da informação. Sendo responsável direto por manter sua empresa segura contra qualquer ameaça que possa surgir, verificando todos os incidentes e vulnerabilidades, garantindo sua identificação, análise, defesa, investigação e relato detalhado.
O SOC possui como principal objetivo centralizar tudo que diz respeito a proteção de dados de uma empresa, monitorar os ativos de TI e manter o ambiente seguro. Para garantir excelência nessa tarefa, a equipe de segurança da informação utiliza processos e soluções tecnológicas como firewalls, sistemas de gerenciamento de eventos (SIEM), detecção de violações entre outros. Além de executar de forma continuada verificações de vulnerabilidade, buscando potenciais alvos de ataques ou exploração por pessoas mal-intencionadas.
Como funciona o SOC?
Basicamente, o departamento combinará uma série de tecnologias de segurança da informação para estabelecer uma superestrutura de monitoramento, proteção e análise. Compõem o departamento uma equipe de analistas altamente qualificada e especializada para analisar e responder a incidentes de segurança.
Por meio de análise dos registros de incidentes, LOGs, a atuação acontece. Sendo a função do analista, que cuida das aplicações técnicas, as respostas aos alertas, contenção de ameaças e monitoramento de dashboards. Já o responsável por gerenciar as ferramentas, possui como função fazer os levantamentos, análises e aprimoramentos do serviço. Com o objetivo de registrar as atividades por meio de relatórios e estabelecer uma melhoria contínua da cibersegurança. O organograma abaixo ilustra bem o funcionamento de um SOC.
Segurança: Grande parte das empresas não possui como atividade principal a segurança da informação. Esse tópico é uma necessidade operacional. Ao optar por implantar um SOC, sua empresa poderá contar com profissionais especializados no assunto monitorando de forma remota todo o seu ambiente de TI garantindo a proteção e segurança do seu ambiente e dos seus dados.
Recuperação de dados: Entre as atividades diárias realizadas pelo SOC, pode estar a realização de backups constantes de todos os seus dados, o que garante uma rápida recuperação de informação caso algum evento inviabilize suas operações, minimizando assim o tempo de retorno. Além de impedir que as operações sejam paradas por completo.

Velocidade de Resposta: Agindo antes dos sistemas serem atacados, o SOC evita possíveis crises, antevendo ameaças e ataques, permitindo que a equipe analise e responda rapidamente a qualquer tipo de ameaça, antes que os dados sejam danificados, roubados ou criptografados.
Monitoramento preciso e remoto: O SOC realiza o monitoramento contínuo, preciso, em tempo real dos ativos e logs presentes na infraestrutura da empresa, para reduzir e responder aos ataques. Esse monitoramento preciso de todas as tarefas e processos de TI pode ser feito de forma remota, não sendo necessário a presença física de qualquer membro da equipe para resolver o incidente.
Redução de custos: A implantação do SOC ajuda a empresa a reduzir custos de segurança, uma vez que não há necessidade de contratar profissionais para atuar em loco na empresa.
Análise e Auditoria: O SOC conta com ferramentas de segurança que facilitam os processos de análise e auditória tanto interna quanto externas, para manter a empresa em conformidade com as normas e legislações vigentes.
(*) Reinilson Câmara Filho é Consultor da AuditSafe, especializado em Segurança Cibernética, Gestão de Riscos e Privacidade.
Com a AuditSafe, o seu processo de Diagnóstico, Plano de Ação e Adequação é feito por profissionais certificados nas mais importantes e conceituadas normas internacionais de Segurança da Informação, de Proteção de Dados e Privacidade.
Agende agora uma conversa para conhecer nossa metodologia e os profissionais que poderão atuar com você!